sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Ficção Americana

Ficção Americana é uma comédia dramática que concorreu a melhor filme e Roteiro Adaptado no Oscar 2024. Disponível no Prime Vídeo, o filme é dirigido pelo estreante Cord Jefferson, que é também o roteirista da adaptação do livro "Erasure” de Percival Everet.

Ficção é uma criação artística em que o autor faz uma leitura particular da realidade. Pode ser também definida como ato ou efeito de fingir. De certa forma, “Ficção Americana” abarca os dois significados em sua narrativa. Além de a obra em si ser uma ficção, o protagonista é um autor de livros ficcionais, que, ao longo da história, passa a contar uma grande mentira.

Monk (Jeffrey Wright) é um negro que não se rende aos clichês racistas da sociedade americana. Seus livros não são sobre isto. Ele se considera acima deste drama. Mas, ao se ver em um lapso criativo, ele volta para a casa materna e passa a encarar dramas que há muito queria evitar. A verdade é que estes clichês não surgiram à toa. Estão aí porque se repetiram por anos e anos na história americana.

O filme faz uma crítica a como os americanos entendem a diversificação e absorvem a cultura afro-americana. Monk é um personagem descrito pela namorada Caroline (Erika Alexander) como um engraçado triste. Quando o irmão (Sterling K Brown) pergunta, todo empolgado, se seu livro realmente vai virar filme, ele responde: “Infelizmente, sim.” Esta é a única resposta coerente para este personagem. Faz sentido. Ele se rendeu. O filme faz pensar. Reforça o que sabemos e pontua que há muito mais para ser conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário